Quem foi, afinal, Maria Montessori?

maria-montessori2

Maria Montessori foi uma médica italiana. Na verdade, foi a primeira mulher a formar-se em medicina em Itália. Nascida a 31 de Agosto de 1870, pertencia a uma família conservadora, mas que nunca a impediu de seguir os seus ideais. Nunca pôde exercer a sua profissão em pleno porque, naquele tempo, era proibido uma mulher examinar o corpo de um homem.

Iniciou então um trabalho com crianças na clínica da universidade, que consistia essencialmente em observação. Encontrou ali a sua vocação e, em 1898, já era co-directora de uma escola de crianças com deficiência mental. Foi neste momento que, utilizando técnicas pedagógicas que testara e aperfeiçoara anteriormente, provou que todas as crianças, ainda que com alguma deficiência, podem atingir objetivos que nunca antes se pensaria serem alcançáveis. Todas têm um potencial que, muitas vezes, é subestimado.

Em 1904, Maria Montessori torna-se docente na Universidade de Roma, ao mesmo tempo que trabalha numa creche, até que, em 1907 inaugura a primeira Casa dei Bambini (Casa das Crianças), o modelo de todas as instituições montessorianas até aos dias de hoje.

A partir de 1911, dedica-se somente à pedagogia do método criado nesta instituição. Muitas escolas públicas italianas e suíças passam também a adotá-lo. Rapidamente, mais países seguem o exemplo. Maria Montessori passa igualmente a oferecer um curso de formação de professores.

Mas afinal, que método é este?

Muito resumidamente, o método montessoriano parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente, a partir das experiências efetuadas no ambiente. Este ambiente deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando também fatores como o tempo e ritmo, a personalidade, a liberdade e a individualidade dos alunos.

Maria Montessori vem a falecer a 6 de Maio de 1952, na sua residência na Holanda.

Iremos, sem nos tornarmos demasiado teóricos, abordar alguns princípios e conceitos à medida que formos avançando no blog, tentando sempre utilizar exemplos práticos para que se torne de muito fácil interpretação. Asseguro-vos que Maria Montessori iniciou todo um caminho cujo resultado final não poderia ser mais brilhante – um Ser Humano completo.

Até breve!

Joana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s